segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Experiência Da Fita Velha




Um diálogo sobre arte alternativa e cultura antropológica que não tem a intenção de explicar nada. Diante de estudos sobre a teoria crítica nasceu A arte é de nóis Tudo. Uma vídeoarte produzida por pessoas leigas. Um experimento delirante que propõe um novo olhar para a arte feita numa espécie de mundo paralelo. A arte que vive nas velhas casinhas do interior, feita por pessoas que tem uma visão totalmente particular do mundo.
Numa tarde de outubro. Estava disponível uma câmera VHS antiga pra filmarmos um poeta lá de Cordisburgo. Fomos a uma casa abandonada e encontramos um monte de fitas velhas mofadas. Estava eu e os três indivíduos que assinaram a produção do filme. Saímos daquela casa resolvidos a fazer uma vídeoarte. E experimentar o que daria a junção de uma fita cassete velha, que não sabíamos o que tinha nela gravado, uma câmera antiga vhs, quatro mentes das quais três, não sabiam o que era videoarte e um mundo tão perto e ao mesmo tempo tão longe da nossa realidade. Paralelo.
O dia da gravação foi muito interessante. Aconteceram muitas coisas inesperadas e cômicas. Aquele dia o objetivo era filmar o poeta, mas, aconteceu de a experiência com a fita velha se tornar objeto de nossas atenções. A idéia de propor um diálogo sobre arte alternativa veio das aulas de Teorias da comunicação tomando como base a Teoria Crítica, especificamente os textos de Theodor Adorno e Max Horkheimer.
O vídeo é uma arte difícil de engolir devida sua estética crua de desconstrução. Vale à pena prestar atenção nos detalhes e nos segredos da linguagem de vídeo, em cada fala e em cada ato dos representados. A grande característica fica na forma singela de vivenciar o momento raro retratado e na ingenuidade transparente que não é tão inocente assim.




Um comentário:

Anônimo disse...

Deve ter sido uma loucura proveitosa a sua experiência. Gostei da situação. As coisas simples e concretizadas pela nossa espontaneidade são as melhores aventuras. Fica na paz meu Irmãozinho e dê seguimento na sua luta. Se precisar, conte comigo. Pedro Colen.